segunda-feira, 30 de abril de 2012

2012: nem o mundo espiritual nos revela


Objetos que compõem o cenário de um terreiro Umbanda
Visão espírita sobre o futuro da humanidade


O ano de 2012 chegou, estamos aqui. Eu escrevo, o leitor me lê. Afinal, o mundo não ia acabar? Seriam acontecimentos subliminares, enigmáticos ou eles simplesmente não aconteceram? Qual é o medo de falar sobre isso? O extermínio dos humanos pode estar entre os fatores que impedem o diálogo sobre o assunto.
        


Muitas são as opiniões sobre esse assunto. Uma casa, chamada de terreiro, imagens simbolizando seusdeuses, pessoas vestidas de branco, pés descalços, simplicidade e humildade, também são símbolos de uma visão sobre o fim do mundo. Vou ser mais claro:guias, espíritos e erês (entidades do plano espiritual) encarnados em médiuns. Todo esse cenário faz parte da doutrina Umbanda. O Médium é seu personagem principal: é a pessoa que tem a capacidade de se comunicar com entidades desencarnadas ou espíritos seja pela incorporação, pela vidência, pela comunicação sonora ou pela psicografia.
         
O mundo, para os que creem na doutrina, é mais uma morada entre tantas outras distantes e espalhadas no universo. Para o babalorixá (termo popularmente conhecido como Pai de Santo, quem zela pela casa e pelos santos) Israel Borges, 51, a terra passará por uma transformação que pode afetar a vida humana. Mas ele alerta que quem está destruindo o planeta não é Deus, presente, segundo Israel, em todas as matérias vivas em forma de energia, e, sim, o próprio homem.
         
Acreditamos na evolução do mundo, dos seres humanos e seus espíritos. O planeta pode um dia deixar de existir, mas por uma ação do homem. E pode continuar existindo, caso passe por uma transformação para sua regeneração e afetará as vidas habitadas na Terra, contextualiza Israel.
         
A ialorixá (comumente conhecida como Mãe de Santo) Neuza Borges diz que é pequena a procura ou curiosidade para tratar de assuntos como as profecias dofim do mundo, pois as principais necessidades atendidas nos rituais são orientações na vida daquela pessoa, dadas por seus guias, e regressões, interpretações, questionamentos, conselhos.
Imagens que representam os Orixás
         
As pessoas não procuram por tantas informações a respeito do fim do mundo porque os espíritos incorporados nos médiuns sentem até onde a curiosidade da pessoa pode compreender os aspectos do cosmos. Mesmo compreendendo, eles são proibidos por entidades superiores que os comandam, como os Orixás, a falar sobre os mistérios do universo. Os guias não são adivinhas, eles não podem prever o longo futuro, explica Neuza.
         
A entidade Pai José, que viveu no século XVI e foi trazido da Malásia para ser escravo dos portugueses no Brasil, provoca com a seguinte reflexão:Se o mundo levou tanto tempo para ser feito, meu filho, tu acha que vai ser de uma hora para outra que ele vai se acabar? Deus, quando te deu a vida, disse para você o dia de seu desencarno?
        
Para a seguidora dos rituais da umbanda Mara Núbia, psicopedagoga de 55 anos, as transformações pelas quais o mundo irá passar vão modificar a capacidade de ser do humano.Os homens terão uma superação positiva nas suas atitudes. Acredito que, diante de uma catástrofe, todos se unirão para se salvar, para que prevaleça a vida. Isso evoluirá o espírito humano”, afirma.


O escritor britânico Douglas Adams, em uma de suas reflexões, afirma que “uma teoria diz que se um dia descobrir-se para que serve o universo e por que ele está aí, este desaparecerá imediatamente. E será substituído por uma coisa ainda mais bizarra e inexplicável”. O inglês reitera ao afirmar que existe outra teoria que diz que isso aconteceu.

Por Luis Gustavo Varela (@lg_varela) --- Facebook --- Flickr

3 comentários:

israel1403 disse...

Parabens pelo trabalho...simples, porem nos tirou muitas duvidas!!! Obrigado por nos deixar fazer parte do contexto.

Juliano Garcia disse...

Meus parabéns. lindo trabalho e matéria.

Luis Gustavo Varela disse...

Obrigado pelos elogios, leitores.
Foi uma experiência enriquecedora poder acompanhar de perto uma realidade completamente diferente de como é considerada pela sociedade. Espero encontrar outras possibilidades como esta.

Postar um comentário